Projeto de extensão II - Psicologia

Projeto de extensão II – Psicologia. Garanta o seu Projeto de extensão pronto e personalizado para qualquer curso, consiga sua aprovação!

Projeto de extensão II – Psicologia
CURSO:
PSICOLOGIA – LICENCIATURA
COMPONENTE CURRICULAR:
PROJETO DE EXTENSÃO II – PSICOLOGIA
PROGRAMA DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE.
 
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Psicologia possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da disseminação do conhecimento adquirido na Universidade, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente físico e do meio ambiente construído. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos, mehorar a relação da ligação afetiva com o ambiente e criar uma cultura de responsabilidade socioambiental para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente e que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas socioambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de Psicologia, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Centros-Dia; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches e Escolas; Instituições Religiosas; Organizações não-governamentais; Centros de Referência a Assistência Social e demais instituições que representem a comunidade que fará parte do projeto.
COMPETÊNCIAS:
I – Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos educativos em diferentes contextos;

II – Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos de prevenção e de promoção da saúde, em nível individual e coletivo;

III – Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos psicossociais a grupos, segmentos e comunidades em situação de vulnerabilidade individual e social;

IV – Atuar de forma inter e multiprofissional sempre que a compreensão dos processos e dos fenômenos relacionados assim exigir;

V – Coordenar e mediar processos grupais, em diferentes contextos, considerando diferenças individuais e socioculturais.

PERFIL DO EGRESSO:
Para o curso de Psicologia, o perfil do egresso idealizado pela IES possibilita a formação do psicólogo generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar técnicas inerentes à sua atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Sustentabilidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades, com domínio científico e intelectual, e capacidade para propor iniciativas que conduzam atividades referentes à compreensão da realidade sociocultural e econômica do meio em que está inserido, com o propósito de promover a transformação da realidade e otimização da relação entre a comunidade e o ambiente em que estão inseridos, visando assim, à promoção dos direitos humanos e de uma sociedade democrática e justa, visando ao bem-estar dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Aprendizado Ativo
Liderança
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Os objetos da extensão em Psicologia vinculados ao Programa de Sustentabilidade estão relacionados a disseminação do saber e da cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para o comprometimento com o estabelecimento de vínculos interpessoais que propiciem a sua atuação ética em equipes multiprofissionais, a atuação de forma ética e crítica no que diz respeito à atuação profissional, visando à promoção dos direitos humanos e do bem-estar dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades.
CONTEÚDOS:
I – Fundamentos, métodos e técnicas de investigação científica;

II – Processos psicológicos básicos;

III – Processos grupais;

IV – Processos educativos;

V – Bases biológicas do comportamento humano;

VI – Intervenções em processos psicossociais.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HACK, Neixa Silvana. Política pública de saúde no Brasil: história, gestão e relação com a profissão do serviço social. Curitiba: Intersaberes, 2019.

BOCK, Ana Mercês. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

GAZZANIGA, Michael. Ciência psicológica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

LORENA, Angela Bernardo de (org.). Psicologia geral e social. São Paulo: Pearson, 2014.

SHAUGHNESSY, J. J.; ZECHMEISTER, E. B.; ZECHMEISTER, J. S. Metodologia de pesquisa em psicologia. 9.ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

SPLITTGERBER, Ryan. Snell neuroanatomia clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.

RELATÓRIO FINAL:
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.

 

Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):

Local de realização da atividade extensionista:
Durante a ação:
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
Resultado da ação:
Conclusão:
Depoimentos (se houver):
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio.

Questões norteadoras:

(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?

(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?

(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?

Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.

 
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE

CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASCAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;

Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.

 
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE:
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
2.  A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
6.  A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
() () () () () () () () () () ()
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.
Projeto de extensão II Psicologia
Seja o primeiro a avaliar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliações

Não há comentários ainda.

See It Styled On Instagram

    No access token

Main Menu